Como gerir os números dos negócios supermercadistas

Como gerir os números dos negócios supermercadistas

Qual é o verdadeiro valor da sua mercadoria?

O supermercado XYZ vem crescendo seu faturamento nos últimos três meses. A partir disso, posso afirmar que esta empresa está em uma situação favorável? Você conhece o “peso” dos seus produtos vendidos no lucro do seu negócio? Qual foi o total gasto com mercadorias para você alcançar um determinado total vendido das mesmas?
Caros amigos, se existem dúvidas para responder a essas questões, está na hora de buscar ferramentas de apoio para uma melhor gestão do seu negócio. Hoje, mais que nunca, existe a necessidade de conhecermos os números de nossa empresa. Estamos falando dos indicadores de gestão do nosso negócio. Pois conhecer receita, custos e despesas já será um excelente ponto de partida.
Vamos iniciar pelos custos, fator relevante de qualquer negócio, pois interfere diretamente no lucro da empresa. Uma ferramenta muito importante para conhecer o lucro bruto do nosso supermercado é entendermos o conceito do que é o CMV (Custo das mercadorias Vendidas). O CMV nada mais é que encontrarmos o volume do que foi vendido a preço de custo. Ou seja, o somatório de todas as mercadorias vendidas em um período a preço de custo.

Dica do Márcio Mendonça, Executivo de Finanças da Focus Contabilidade de Supermercados