Dicas de Finanças Corporativas – Focus Contabilidade

Dicas de Finanças Corporativas

Vamos iniciar uma série de Dicas de Finanças Corporativas, fiquem atentos na página. Hoje falaremos sobre a Curva ABC de vendas. Uma das grandes preocupações dos supermercadistas é identificar o que está vendendo. Normalmente se têm noção daquilo que é considerado “Grande giro” onde a base é a experiência cotidiana, Know- How. 
Bom, é aí que sugerimos a utilização do relatório Curva ABC de Vendas.
Independente do sistema utilizado, basicamente o relatório classifica os produtos de acordo com o volume de vendas e exibe a participação de cada produto em relação às vendas totais do período analisado.

De acordo com o relatório na imagem acima é fácil percebermos nesse exemplo, que 17 produtos, ou seja, menos de 0,5% do MIX, corresponderam a 20,4% das vendas. Ou ainda que 605 produtos, 14,7% do MIX, corresponderam a 80% das vendas. Desta forma é fácil concluirmos que 3495 produtos 85,3% do MIX correspondem a 20% das vendas.
E por que devemos gerenciar essas informações? Por que a Curva ABC de Vendas é tão importante?
Porque você vai perceber que a maior parte da sua venda está concentrada num pequeno MIX de produtos. Mediante a isso é importante você redobrar sua atenção a esses itens no momento da compra, na hora da conferência, buscar uma boa negociação do preço com o forencedor e ainda cuidar bem de perto da precificação não esquecendo se a tributação está correta.

Lei de Pareto
Esta lei, ou regra, ou ainda princípio 80/20 como preferem alguns teóricos, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906. Em síntese, a lei afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Realize essa experiência em sua empresa e veja qual será a sua realidade!

Agende uma visita de nossa equipe em sua Empresa, conheça a Focus Contabilidade de Supermercados.

Entre em contato: (21) 3856-4273 | 3075-4273 / focuscontabil.com