O que vale para cada tipo de trabalho? – Focus Contabilidade

O que vale para cada tipo de trabalho?

O que vale para cada tipo de trabalho?

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), o governo teve de tomar algumas atitudes, que impactam diretamente na vida de todos. A FOCUS Contabilidade decidiu enviar para seus clientes, um breve texto informativo, com as principais perguntas e orientações que impactam o DP de sua empresa. Dê uma conferida abaixo:

Afastamento

Conforme a lei Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020 referente ao Coronavírus, diz que será considerada falta justificada a ausência por quarentena ou isolamento durante o período
de emergência (no caso do colaborador ser portador do vírus e pessoas que possuem contato justificado com portadores). A empresa deverá arcar com o pagamento dos salários pelo período de até 15 dias, sendo o afastamento realizado pelo médico. A partir do 16º dia, a empresa encaminhará o colaborador para o INSS. A medida de isolamento somente poderá
ser determinada por prescrição médica ou recomendação do agente de vigilância de saúde.

Os estudos da Organização Mundial da Saúde, com base em dados preliminares, diz que o tempo médio desde o início da infecção até a recuperação clínica é de aproximadamente 2 semanas e de 3 a 6 semanas para pacientes com doença grave ou crítica.

É possível trabalhar de casa?

Sim, se a empresa assim determinar. O Home Office geralmente não está previsto nos contratos, mas pode ser adotado como política corporativa mesmo assim. É preciso dar as devidas ferramentas aos trabalhadores, sendo respeitado o horário e atividades definidas previamente no contrato de trabalho.

Escala de Trabalho

Orientamos aos nossos clientes, que na medida do possível, utilizem número reduzido de funcionários em seus estabelecimentos. Seja flexível e reveja sua escala de trabalho, evitando que os funcionários utilizem o transporte público nos horários de pico, por exemplo. 

As medidas mais importantes para conter o Covid-19, é a higienização frequente das mãos e cuidados ao tossir e espirrar. É importante que os empregadores estimulem esses hábitos por meio de campanhas internas e garantam acesso aos produtos adequados para higienizar as mãos (sabão ou antisséptico de mãos à base de álcool). Em relação ao atendimento aos clientes, se possível disponibilizar o álcool gel em pontos estratégicos de seu estabelecimento.