A Empresa e a Cultura – Focus Contabilidade

A Empresa e a Cultura

A Empresa e a Cultura

Para o senso comum, a cultura é relacionada a demonstrações artísticas (teatro, festivais, museus), geralmente consumidas por pessoas de poder aquisitivo mais elevado. Entretanto, estudiosos afirmam que a cultura está presente em todas as esferas sociais, independente da classe econômica. Nas empresas, esse cenário não é diferente. A CULTURA ORGANIZACIONAL é o reflexo de todas as pessoas que compõem aquele time.
 
A cultura da empresa não é imposta, ela é construída no cotidiano, nas relações com clientes internos e externos e na evolução causada a partir dessas relações.  A forma como as pessoas se comunicam, se vestem, conduzem reuniões, tratam desde o cargo mais baixo até o mais elevado mostram de forma clara a cultura presente naquele local.
 
Manter a cultura organizacional coesa, condizente com o propósito da organização não é tarefa fácil. Com crescimento acelerado, abertura de novas unidades, contratações de novos colaboradores, a atenção à cultura acaba não sendo uma prioridade. Todavia, um diferencial para uma empresa com sucesso constante é a atenção que é dada às pessoas. É necessário ter um olhar visionário, porém se atentando ao passado no sentido de relembrar a essência do negócio, o propósito daquela ideia, o gap que aquele empreendimento veio sanar no mercado.
 
Além de frases bonitas, é necessário internalizar a razão de ser da empresa e praticar ações condizentes nas tarefas realizadas. Os gestores devem ter consciência da sua influência perante seus subordinados e promoverem um ambiente onde a cultura organizacional seja forte e congruente com a missão da empresa.